9. Condutas de Urgência e Emergência em Enfermagem

Qui, 31 de Julho de 2008 15:34

9.1 Apresentação: A Urgência e Emergência, no contexto de ser um dos mais significativos desafios da Saúde Pública no Brasil, têm demandado importantes iniciativas por parte das três esferas de governo, visando à organização dessa atenção, baseada nos princípios da universalidade, equidade, qualidade, eficácia e humanização. Dentro deste contexto é de fundamental importância a qualificação de profissionais médicos e enfermeiros que atuam nas equipes do Programa Saúde da Família do Pólo Fortaleza e dos Hospitais Regionais.
Buscando fortalecer e aperfeiçoar o serviço de atendimento em traumas e outros agravos nas Unidades Básicas de Saúde e Hospitais de Referência, a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) promove o Curso de Condutas de Urgência e Emergência para profissionais da Área de Enfermagem.

9.2 Objetivos: Capacitar profissionais (enfermeiros e enfermeiras) das Equipes de Saúde da Família e de Hospitais Regionais em Condutas de Urgência e Emergência, com o intuito de:
•   Preparar enfermeiros (as) para atuarem com segurança e competência nas situações de urgência e emergência nas unidades de saúde;
•    Capacitar e enfermeiros (as) para as manobras básicas e avançadas de reanimação;
•    Sensibilizar enfermeiros (as) para atuarem como multiplicadores em serviço de urgência e emergência.

9.3 Metodologia: O conteúdo do curso é desenvolvido de maneira dinâmica, baseado na metodologia pedagógica do ATLS (Suporte de Vida no Trauma), ACLS (Suporte Avançado de Vida em Cardiologia) e PHTLS (Atendimento Pré- Hospitalar ao Traumatizado) na área de emergência com enfoque nos procedimentos de enfermagem.
Serão utilizados como apoio recursos audiovisuais: projetor de slides e data show, manequins para simulação de situações de urgência e emergência com o intuito de estimular os participantes, bem como melhorar o aprendizado nos procedimentos de enfermagem.

9.4 Conteúdo:
•  Teórico: Cinemática do Trauma (atendimento de enfermagem na sala de emergência, vias aéreas, trauma abdominal e trauma torácico); Reanimação Cardiorrespiratória Cerebral (Suporte Básico da Vida e Suporte Avançado da Vida); Traumatismo Crânioencefálico; Traumatismo Raquimedular; Trauma de Extremidades; Trauma Pediátrico; Emergências Clínicas: IAM, Angina, AVC, EAP, Convulsão, Diabetes; Choque; Queimaduras; Imobilização e Transporte; Intoxicação Exógena; Acidentes com Animais Peçonhentos; Emergências Obstétricas.
•   Prático: Abordagem das Vias Aéreas no Adulto; Manobras de Reanimação no Suporte Básico de Vida e Suporte Avançado de Vida; Abordagem no Estado do Choque; Manuseio de Materiais; Manuseio de Equipamentos (Monitorização e Desfibrilação); Imobilização e Transporte.

9.5 Carga-horária: 40 horas

Agenda - Abril 2014

© 2014 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados - Ver localização no mapa