Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto

RIS-ESP/CE inicia Semana de Imersão da Turma VI

Ter, 12 de março de 2019 14:10

 

 

O Programa de Pós-Graduação na modalidade Residência Multiprofissional em Saúde / Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (RIS-ESP/CE), iniciou nesta segunda-feira, 11, as atividades da Semana de Imersão da sua Turma VI (2019-2021). A solenidade ocorrida na sede da ESP/CE, reuniu os novos profissionais-residentes, membros do Corpo Docente da RIS-ESP/CE, e representantes de demais órgãos e instituições que integram e são parceiras da Rede de Saúde do Estado. A programação segue ao longo da semana e encerra-se em 15/03.
 
 

 

Representando o Superintendente Salustiano Pessoa, a diretora de Pós-Graduação em Saúde da ESP/CE, Olívia Bessa, saudou os novos residentes nesse novo ciclo que se inicia. Ela destacou o caráter diferenciado da RIS-ESP/CE em sua proposta de unir teria e prática no seu fazer diário. “Ela está orientada com uma visão diferenciada de atenção e cuidado. E não apernas apenas as diferenças e competências profissionais são reconhecidas, mas efetivamente estão integradas”, afirmou.
 
 

 

Essa reflexão sobre a relevância da formação oportunizada pela Residência Multiprofissional também foi pontuada por Ivana Barreto, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz: Fiocruz Ceará. Falando diretamente aos residentes, a gestora ressaltou a importância do trabalho a ser continuado pelos novos profissionais que ingressam no programa. “Vocês trabalharão com objetivos e aprendizagens definidas, tendo acesso a espaços de reflexão, e esse é um momento transformador”, disse.
 
 

 

A transformação citada na fala de Ivana pôde ser percebida igualmente no discurso de Miguel Coutinho, representante do Fórum Cearense de Residências em Saúde (FCRS) e residente da Turma V. Evocando um sentimento de resistência frente a muitos desafios a serem enfrentados enquanto profissional do Sistema Único de Saúde (SUS), ele pediu unidade e engajamento dos colegas que iniciam essa nova fase na Turma VI. “A RIS-ESP/CE vem para fortalecer a equidade, a integralidade e a universalidade do SUS. Ela vem para diminuir as desigualdades, ver o ser humano como um todo e não só de uma forma isolada, mas de uma forma coletiva”, concluiu.
 
 
 
Imersão
 
A Semana de Imersão compreende um processo formativo que adota estratégias pedagógicas participativas, conceituais e metodológicas desenvolvidas a partir de atividades específicas como: Rodas de Conversa, Vivências de Integração, Exposições Dialogadas, além de apresentações sobre a dinâmica dos processos institucionais adotados pela RIS-ESP/CE e que ajudarão a regir as atividades da turma durante os próximos dois anos.
 
 

 

Ainda no período da tarde, a programação do primeiro dia da Imersão seguiu com uma roda de conversa sobre a linha do tempo do SUS, conduzida por Leni Nobre, Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP). Além de uma atividade “Vivências de Integração”, proposta pelo coletivo RodaGira, e com uma apresentação do Pacto de Convivência da Turma VI.
 
 

 

O encontro de abertura da Semana de Imersão contou com as presenças dos seguintes gestores: Pedro Araújo (Conselho Estadual de Saúde do Ceará), Jamisse Araújo (Coordenadora Pedagógica da RIS-ESP/CE), Alcilea Carvalho (Supervisora do Centro de Residência em Saúde da ESP/CE), Cássio Franco (Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo), Maria Queiroz (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Ceará), além representantes Residentes da Turma V e Turma VI.
 
 

 

 

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
Twitter: @espce
Facebook: espce    

 

 

Serviços

Agenda - Março 2019

Do Se Te Qu Qu Se Sa
24 25 26 27 28 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6

Escola de Saúde Pública do Ceará - Av. Antonio Justa, 3161 - Meireles, Fortaleza-CE - Cep 60165-090

Fone: (85) 3101.1398 - Fax (85) 3101.1423 - E-mail: esp@esp.ce.gov.br - Twitter: twitter.com/espce

Horário de Funcionamento: Segunda-Feira a Sexta-Feira, das 08h00 às 12h00 e 13h00 às 17h00

© 2019 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados - Ver localização no mapa