Especialização em Vigilância Sanitária encerra módulos presenciais

Qua, 06 de fevereiro de 2019 10:57

A nona turma do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Vigilância Sanitária, promovido pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio do Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde (Cevig), promove essa semana o último encontro presencial dos módulos.

As atividades iniciam hoje e seguem até o dia 8 de fevereiro com a realização da Aula da Saudade, a partir das 8 horas, na sala 3, do anexo da ESP/CE, sendo organizada pelos próprios alunos e facilitadores.

Este último encontro presencial refere-se ao Módulo de Educação e Comunicação, com a Unidade intitulada “Estratégias e Ações de Educação e Comunicação em Vigilância Sanitária”. O curso conclui a carga horária presencial obrigatória de 360 horas e destina-se agora a mais 100 horas para finalização da redação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e solicitação da defesa junto à coordenação do curso, perfazendo a carga horária total de 460 horas.

A turma conta com 28 alunos representantes das seguintes estruturas operacionais: Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN); Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES); Coordenadoria de Vigilância Sanitária de Portos, Aeroportos e Fronteiras do Ceará (CVSPAF-CE/ANVISA) e Vigilância Sanitária dos municípios, composta por coordenadores e fiscais da Vigilância Sanitária. Os municípios contemplados são: Acaraú, Alto Santo, Barreira, Canindé, Catarina, Fortaleza, Itatira, Jijoca de Jericoacoara, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Pindoretama, Quixadá, Quixeramobim, São Gonçalo do Amarante, São Luis do Curu e Sobral.

Sobre o curso

Há 18 anos, o Curso de Especialização em Vigilância Sanitária é ofertado pela ESP/CE, em parceria com a Secretaria da Saúde do Ceará (SESA/CE), por meio da Coordenadoria de Proteção e Promoção à Saúde (COPROM) e do Núcleo de Vigilância Sanitária (NUVIS) e integra o processo de Educação Permanente em Vigilância da Saúde fomentado pelo governo estadual.

O curso tem por objetivo especializar profissionais inseridos no processo de trabalho em Vigilância Sanitária, no âmbito do Sistema Único em Saúde do Ceará, na perspectiva de desenvolver competências específicas para o gerenciamento e operacionalização de ações relacionadas à eliminação, diminuição ou prevenção dos riscos sanitários decorrentes do processo de produção, circulação e consumo de bens e serviços relacionados à saúde.

Agenda - Março 2019