Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto

EpiSUS treina profissionais de saúde do Ceará

 Seg, 28 de janeiro de 2019 09:30



A primeira oficina do Programa de Treinamento em Epidemiologia aplicada aos serviços do SUS teve início hoje e prossegue até 01 de fevereiro. A oficina está inserida na programação do Curso de Aperfeiçoamento EpiSUS Fundamental, promovido pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), em parceria com a Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Secretaria do Ceará (COVIG/SESA/CE) e com o Ministério da Saúde (MS).
 






O treinamento está sendo aplicado por Márcia Andrade, do Ministério da Saúde, e por instrutores da Secretaria da Saúde do Ceará para 29 profissionais das Regionais de Saúde da Região Norte (Sobral, Acaraú, Camocim, Crateús e Tianguá), da Sesa e de outros municípios cearenses.
 




A iniciativa se propõe capacitar os profissionais visando construir uma rede de vigilância proativa e de resposta oportuna e coordenada, com ênfase em situações de surtos e emergências em saúde pública. É voltado aos profissionais com atuação em serviço de saúde pública, responsáveis pela vigilância em saúde a nível local ou regional.
 




 




Primeiro curso deste ano, realizado pelo Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde da ESP/CE, o curso tem carga horária de 180 horas, distribuídas em encontros presenciais e atividades de ensino aprendizagem em serviço. As oficinas presenciais acontecerão na Escola de Saúde Pública do Ceará. A segunda oficina está agendada para o período de 11 a 15 de março, enquanto a terceira ocorrerá de 18 a 19 de abril.
 


 
O que é o EpiSUS?
 

Implantado em 2017 pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, o EpiSUS Fundamental tem como finalidade fortalecer o Sistema Nacional de Vigilância em Saúde, por meio da capacitação de profissionais que atuam na área da vigilância em saúde do SUS no nível local, visando melhorar a capacidade de detecção, resposta e comunicação de problemas de saúde pública. Está sendo implantado pela SVS em parceria com a Rede de Programas de Treinamento em Epidemiologia de Campo e Intervenções em Saúde Pública (TEPHINET) e o apoio das Secretarias Estaduais de Saúde do Ceará, do Paraná e de Pernambuco.
 




Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS, o EpiSUS Fundamental adota a característica central de ser um treinamento em serviço, com enfoque predominantemente prático, visando aprimorar as habilidades do profissional no contexto de sua atuação. São abordados temas que tratam de análise e interpretação de dados de vigilância, incluindo as ações de detecção e resposta a eventos relevantes de saúde pública e comunicação técnica nas modalidades oral e escrita.
 




O curso foi elaborado a partir da necessidade de fazer um treinamento introdutório, nível básico, do EpiSUS. É um treinamento oferecido para profissionais da área de saúde que pretendem contribuir na resposta às emergências em saúde pública. O programa recebeu o selo internacional de qualidade pela Rede de Programas Tephinet, com decisão do Global Accrediting Body. A Tephinet é uma rede profissional composta por 69 Programas de Treinamento em Epidemiologia de Campo (FETP) atuantes em mais de cem países.
 
 
 

Programação

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
Twitter: @espce
Facebook: espce  
 





 

Serviços

Agenda - Fevereiro 2019

Do Se Te Qu Qu Se Sa
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 1 2

Escola de Saúde Pública do Ceará - Av. Antonio Justa, 3161 - Meireles, Fortaleza-CE - Cep 60165-090

Fone: (85) 3101.1398 - Fax (85) 3101.1423 - E-mail: esp@esp.ce.gov.br - Twitter: twitter.com/espce

Horário de Funcionamento: Segunda-Feira a Sexta-Feira, das 08h00 às 12h00 e 13h00 às 17h00

© 2019 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados - Ver localização no mapa