EpiSUS treina profissionais de saúde do Ceará

Seg, 28 de janeiro de 2019 09:30

A primeira oficina do Programa de Treinamento em Epidemiologia aplicada aos serviços do SUS teve início hoje e prossegue até 01 de fevereiro. A oficina está inserida na programação do Curso de Aperfeiçoamento EpiSUS Fundamental, promovido pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), em parceria com a Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Secretaria do Ceará (COVIG/SESA/CE) e com o Ministério da Saúde (MS).

O treinamento está sendo aplicado por Márcia Andrade, do Ministério da Saúde, e por instrutores da Secretaria da Saúde do Ceará para 29 profissionais das Regionais de Saúde da Região Norte (Sobral, Acaraú, Camocim, Crateús e Tianguá), da Sesa e de outros municípios cearenses.

A iniciativa se propõe capacitar os profissionais visando construir uma rede de vigilância proativa e de resposta oportuna e coordenada, com ênfase em situações de surtos e emergências em saúde pública. É voltado aos profissionais com atuação em serviço de saúde pública, responsáveis pela vigilância em saúde a nível local ou regional.

Primeiro curso deste ano, realizado pelo Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde da ESP/CE, o curso tem carga horária de 180 horas, distribuídas em encontros presenciais e atividades de ensino aprendizagem em serviço. As oficinas presenciais acontecerão na Escola de Saúde Pública do Ceará. A segunda oficina está agendada para o período de 11 a 15 de março, enquanto a terceira ocorrerá de 18 a 19 de abril.

O que é o EpiSUS?

Implantado em 2017 pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, o EpiSUS Fundamental tem como finalidade fortalecer o Sistema Nacional de Vigilância em Saúde, por meio da capacitação de profissionais que atuam na área da vigilância em saúde do SUS no nível local, visando melhorar a capacidade de detecção, resposta e comunicação de problemas de saúde pública. Está sendo implantado pela SVS em parceria com a Rede de Programas de Treinamento em Epidemiologia de Campo e Intervenções em Saúde Pública (TEPHINET) e o apoio das Secretarias Estaduais de Saúde do Ceará, do Paraná e de Pernambuco.

Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS, o EpiSUS Fundamental adota a característica central de ser um treinamento em serviço, com enfoque predominantemente prático, visando aprimorar as habilidades do profissional no contexto de sua atuação. São abordados temas que tratam de análise e interpretação de dados de vigilância, incluindo as ações de detecção e resposta a eventos relevantes de saúde pública e comunicação técnica nas modalidades oral e escrita.

O curso foi elaborado a partir da necessidade de fazer um treinamento introdutório, nível básico, do EpiSUS. É um treinamento oferecido para profissionais da área de saúde que pretendem contribuir na resposta às emergências em saúde pública. O programa recebeu o selo internacional de qualidade pela Rede de Programas Tephinet, com decisão do Global Accrediting Body. A Tephinet é uma rede profissional composta por 69 Programas de Treinamento em Epidemiologia de Campo (FETP) atuantes em mais de cem países.

Agenda - Fevereiro 2019