Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto

Projetos de Extensão

 

PROJETO TERÇA NO BECO

RESUMO

 

Ações de promoção em saúde, com temas diversos, seguindo o calendário do Ministério da Saúde, para a população circulante do Shopping Beco da Poeira, denominado Terça do Beco. O projeto justifica-se pela criação da Rede Cearense De Promoção a Saúde, uma estratégia da Secretaria de Saúde do Estado em parceria com o Centro de Extensão em Saúde da Escola de Saúde Pública.
Local: Avenida Imperador, 546 - Centro, Fortaleza - CE, 60015-050.

 

 

PROJETO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE DA MULHER - " MULHER EM FOCO"

 

RESUMO

O projeto de extensão de Promoção da Saúde da Mulher – “ Mulher em Foco”- faz parte das ações de extensão da Rede Cearense de Promoção da Saúde e desenvolverá atividades junto a mulheres que residem no Estado do Ceará,  e como objetivo  discutir temas evidenciados a partir da sua realidade que podem agravar a saúde da mulher. Serão desenvolvidos trabalhos em grupos e de atenção individual. Será utilizada a Metodologia Problematizadora, para o desenvolvimento das atividades. As oficinas com os grupos de mulheres e de adolescentes abordarão temas como planejamento familiar, acidentes domésticos, câncer de mama e ginecológico, gravidez na adolescência, gestação, parto e puerpério, climatério, violência e suicídio na  mulher.

 

 

PROMOVENDO SAÚDE DA PESSOA IDOSA EM ESPAÇOS SOCIAIS - "IDOSO SAUDÁVEL"

 

RESUMO

 

O projeto intitulado Promovendo Saúde da Pessoa Idosa em Espaços Sociais - Idoso Saudável, Promovendo Saúde da Pessoa idosa em Espaços Sociais - Idoso Saudável, com o desígnio de desenvolver ações de promoção da saúde dos idosos, aposentados, pensionistas e servidores públicos, através da educação em saúde, voltadas ao protagonismo em saúde dos cidadãos, contribuirá com o empoderamento destes em atuar na identificação de problemas associados à saúde, no cuidado e auto cuidado e no planejamento e implementação de ações que busquem promover a saúde, envolvendo atividades de educação em saúde, de esporte e lazer, nos espaços em que o idoso se encontra.

A área de abrangência na qual esse projeto será desenvolvido consiste em Centros de convivências, Espaços públicos do Estado do Ceará, na Escola de Saúde Pública–ESP/CE e nas Organizações não governamentais em Fortaleza,  com ênfase nas comunidades que apresentem maiores número de idosos em condição de vulnerabilidades em saúde.

 

 

PROJETO DE PREVENÇÃO E CONTROLE DA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA (HAS), DIABETES E CÂNCER - DCNT`S - "DE BEM COM A VIDA"

 

RESUMO

 

 

O projeto visa a mudanças de comportamento com vistas a prevenção das doenças cronicas não transmissíveis a partir do auto cuidado e será abordado de duas formas: preventiva e de controle. A abordagem preventiva através de palestras, roda de conversas, oficinas informativas para melhor conhecer a hipertensão e diabetes, portanto, saber prevenir, controlar e elaboração de campanhas· educacionais no sentido de suscitar na comunidade a importância de conhecer, prevenir, e controlar a hipertensão e diabetes. Abordagem de controle(acompanhamento - terapêutica) será através de formação de grupos de pessoas, de práticas de exercícios, mensurar pressão arterial, orientação de dieta, hábitos de vida saudável, palestras educativas com abordagem multiprofissional, desenvolvido na Escola de saude publica, com um encontro semanal, todas as sextas feiras , das 13h  as 15horas.

 

 

Das doenças cardiovasculares a de maior prevalência é a hipertensão arterial e em seguida a diabetes. A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença caracterizada pelo aumento da força (pressão) que o sangue exerce na parede das artérias ao se movimentar, atingindo valores de pressão acima dos considerados normais. A hipertensão idiopática também conhecida como essencial, pode ser resultado de fatores genéticos, níveis elevados de sal na dieta, obesidade, estresse psicológico A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença caracterizada pelo aumento da força (pressão) que o sangue exerce na parede das artérias ao se movimentar, atingindo valores de pressão acima dos considerados normais.

 

 

Assim, para realizar um impacto mais significante na melhora geral da saúde e reduzir o risco de doença e incapacidade é imperativo lidar com a pessoa como um todo, alterando todo seu estilo de vida para obter bons hábitos de saúde. Conhecendo as necessidades supracitadas e a importância de um trabalho de esclarecimento, prevenção e controle da hipertensão arterial sistêmica e diabetes, nos propomos a realizar este projeto para a prevenção e controle da  hipertensão  e diabetes junto à comunidade cearense que tem como objetivo geral:  Educar e informar a comunidade sobre a importância da prevenção e do controle  hipertensão arterial ,  da diabetes e do câncer.
 

 

 

PROJETO SAÚDE INTEGRAL DA MULHER IDOSA

RESUMO

O Projeto Cuidando da Saúde da Mulher Idosa é uma proposta intersetorial que faz parte das ações do Centro de Extensão à Saúde (CEESA) da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará (ESP/CE) tendo como parceria o Abrigo Casa de Nazaré, atualmente responsável pelo cuidado de 41 idosas.

O envelhecimento da população traz consigo problemas de saúde que desafiam os sistemas de saúde e de previdência social. Os avanços no campo da saúde e da tecnologia permitiram para a população com acesso a serviços públicos ou privados adequados, uma melhor qualidade de vida nessa fase. Com isso, é fundamental investir em ações de prevenção ao longo de todo o curso de vida, e em ações de promoção de saúde. Ao longo do tempo, poderemos observar uma população mais saudável, com redução de internações hospitalares e intercorrências.

O abrigo Casa de Nazaré, fica localizado no município de Fortaleza-CE, sendo uma Organização Não-governamental, recebe doações para o custeio/investimento da manutenção do local para elaborar trabalhos de cuidados para mulheres idosas, cada uma com sua peculiaridade e grau de dependência funcional. As oficinas serão desenvolvidas no Abrigo Casa de Nazaré semanalmente nas quartas-feiras, das 08:00 as 12:00, podendo se estender até as 16h.
Local: Rua Padre João Piamarta 465, Bom Futuro, Fortaleza-CE.



PROJETO SEMEANDO FUTUROS: ALIMENTAÇÃO, CIDADANIA E SAÚDE (SEFACS)

O Projeto Semeando Futuros: Alimentação, Cidadania e Saúde (SEFACS) é uma proposta da Rede Cearense de Promoção da Saúde (RCPS) em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA) e será desenvolvida pela Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará ESP/ CE por meio do Centro de Extensão em Saúde ESP/CE O SEFACS busca realizar formações em Educação em Saúde para professores visando trabalhar a inserção, incentivo, sensibilização e mobilização na Promoção de Alimentação Adequada e Saudável, fortalecendo a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) , o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e Prevenção da Obesidade Infantil no território do bairro Meireles.
Local:  Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental José Dias Macedo do bairro Meireles, município de Fortaleza – Ceará. Localizado na Rua Nunes Valente, 809



PROJETO DE PROMOÇÃO DE SAÚDE PARA O ESPAÇO VIVA GENTE


RESUMO

O Espaço Viva Gente (EVG) tem o objetivo de atender crianças, adolescentes e idosos em situação de risco. A unidade oferta cursos profissionalizantes de cabedeleiro, costura, informática básica e estamparia digital, além de disponibilizar oficinas ocupacionais de artes decorativas, biscuit e jardinagem.
O Espaço Viva Gente atende cerca de 600 pessoas com atividades socioeducativas, artísticas, culturais ,esportivas, de lazer e de iniciação profissional, desenvolvendo potencialidades e o protagonismo infantojuvenil, em um trabalho integrado com família e a comunidade.
Local: O Espaço Viva Gente, localizado na Rua Mirtes Pereira-nº1010 – bairro Passaré.



PROJETO BEM VIVER – POÇO DA DRAGA

RESUMO

O Projeto Bem Viver – Poço da Draga faz parte das ações de extensão da REDE CEARENSE DE PROMOÇÃO EM SAÚDE que é coordenada pelo Centro de Extensão à Saúde (CEESA) da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará (ESP/CE).
É desenvolvido na comunidade Poço da Draga que possui cerca de 505 famílias expostas a vulnerabilidades sociais e de saúde e tem como finalidade orientar e empoderar a população sobre qualidade de vida e saúde através da manutenção de estilo de vida saudável.
Local: As oficinas serão desenvolvidas na ONG Velaumar e no Pavilhão Comunitário conforme as condições climáticas e técnicas:
Oficina com Idosos: semanalmente nas segundas-feiras, das 09:00 as 11:00;
Oficina de Adolescentes: quinzenalmente nas quartas-feiras, das 14:00 as 16:00



SAÚDE PARA PESCADORES E MARISQUEIROS  / PESCANDO SAÚDE

RESUMO

O projeto tem como proposta trabalhar diversos temas relacionados a saúde com os pescadores e marisqueiros que são associados a Colônia Z8, que fica situada na Av. César Cals, 130.
A maior facilidade para se inserir em outras atividades e os obstáculos enfrentados na pesca artesanal tem feito com que o número de novos pescadores cadastrados na Colônia de Pescadores Z-8, que abrange Fortaleza, tenha caído a cada ano. Conforme o presidente da associação, Possidônio Soares Filho, a cada mês, uma média de cinco profissionais se cadastra na Capital. Grande parte, porém, se refere a trabalhadores que já exerciam o ofício e decidiram se formalizar para desfrutar dos benefícios.
Conforme Possidônio, o número de filiações dez anos atrás, quando assumiu a presidência da colônia, era pelo menos quatro vezes maior, chegando a cerca de 20 trabalhadores.
Trabalhar os conceitos de saúde, em uma visão ampla e que estejam de acordo com a necessidade deles é o ponto de partida desse projeto.
Local: Colônia Z-8



PROJETO CEESA TEEN


RESUMO


O projeto intitulado por CEESA TEEN é realizado por meio do Centro de Extensão a Saúde, da Escola de Saúde Pública do Ceará. A proposta surge a partir da Rede Cearense de Promoção da Saúde de Estado. O Público consiste de adolescentes do sexo feminino e masculino que estudam em tempo integral na Escola de Ensino Fundamental e Médio Renato Braga, no endereço Av. Rui Barbosa, 2000 – Bairro: Aldeota.
Local: Escola Estadual de Ensino fundamental e médio Renato Braga. Av. Rui Barbosa, 2000 - Aldeota, Fortaleza - CE, 60115-221


PROJETO DESAFIO SAUDÁVEL ESP

RESUMO


O Projeto Desafio Saudável ESP é uma proposta intersetorial que faz parte das ações de extensão da REDE CEARENSE DE PROMOÇÃO EM SAÚDE que é coordenada pelo Centro de Extensão à Saúde (CEESA) da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará (ESP/CE).
É desenvolvido na Escola de Saúde Pública (ESP) com os colaboradores entre servidores, bolsistas e terceirizados e tem como finalidade orientar para melhoria da qualidade de vida e saúde através da manutenção de estilo de vida saudável e boas práticas no ambiente de trabalho.


Local: Escola de Saúde Pública do Ceará

 

 

 

 

 

Serviços

Agenda - Janeiro 2019

Do Se Te Qu Qu Se Sa
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2

Escola de Saúde Pública do Ceará - Av. Antonio Justa, 3161 - Meireles, Fortaleza-CE - Cep 60165-090

Fone: (85) 3101.1398 - Fax (85) 3101.1423 - E-mail: esp@esp.ce.gov.br - Twitter: twitter.com/espce

Horário de Funcionamento: Segunda-Feira a Sexta-Feira, das 08h00 às 12h00 e 13h00 às 17h00

© 2019 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados - Ver localização no mapa