Página Inicial Noticias Notícias da ESP-CE RIS/ESP/CE acolhe novos residentes

RIS/ESP/CE acolhe novos residentes

Ter, 06 de fevereiro de 2018 14:58

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) realizou, no período de 29 de janeiro a 02 de fevereiro, o processo de matrícula dos candidatos aprovados no processo seletivo da quinta turma do Programa de Programa de Pós-Graduação na Modalidade Residência em Área Profissional da Saúde Uni/Multiprofissional (Residência Integrada em Saúde - RIS-ESP/CE).

A intervenção Cultural-Afetiva-Musical, no pátio da escola ao som de cirandas e marchinhas de Carnaval, interpretadas pelo músico e compositor Johnson Soares, foi um momento de congregação para a etapa que se inicia na Escola de Saúde Pública do Ceará, nos 19 municípios, 8 hospitais e 7 CRES de implementação da RIS-ESP/CE. A intervenção buscou comemorar a transição do período R1 para R2; sensibilizar os R2 para acolhimento dos colegas nos serviços e o Carnaval na RIS-ESP/CE.

A seleção destinou-se ao preenchimento de 303 vagas distribuídas em 14 profissões da saúde para o período letivo de 2018 a 2020. A coordenadora da RIS-ESP/CE, Amanda Frota, explicou que cerca de 4 mil candidatos participaram da seleção. Havendo vacância nas matrículas, as vagas abertas serão preenchidas pelos candidatos classificáveis.

As aulas serão iniciadas em 1º de março, a partir do Módulo Introdutório RIS-ESP/CE, cujas atividades compreendem três semanas de aulas conjuntas com todos os residentes aprovados na seleção e com a participação de convidados de diversos cenários do Sistema Único de Saúde (SUS). “O que buscamos é fazer uma apresentação do nosso projeto político-pedagógico. Cada aula é pensada a partir das competências que queremos desenvolver por meio do nosso currículo”, afirmou Amanda Frota.

A ideia é que nessa etapa do curso os residentes sejam igualmente apresentados às questões da logística pedagógica da formação, conheça as atividades a serem realizadas, os prazos, além de esclarecimentos de como se dará a interação com a gestão dos hospitais e municípios onde os residentes atuarão."Teremos uma série de momentos nessas três semanas onde trabalharemos o conteúdo técnico e político do SUS e, também, as questões da nossa logística pedagógica", finalizou a coordenadora da RIS/ESP/CE.

Para Raila Bezerra, residente em Saúde da Família e Comunidade, está será uma grande experiência de conhecimento profissional e acadêmico. “Principalmente tendo em vista que a ESP/CE é uma referência em Saúde da Família”, destacou ela.

Facebook: /espce
Instagram: @espceara

Agenda - Fevereiro 2018

© 2018 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados - Ver localização no mapa