Campanha de vacinação para outros grupos inicia nesta segunda, 22

22 de abril de 2019 - 15:36 # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE / Assessoria de Comunicação da SESA

Teve início nesta segunda-feira, 22, o período de vacinação contra a gripe para outros grupos prioritários dentro da Campanha de Vacinação contra a Gripe. Nesse momento, também devem ser vacinados: idosos com 60 anos ou mais, mulheres com até 45 dias pós-parto, doentes crônicos, trabalhadores da saúde, população indígena, adolescentes e jovens sob medida socioeducativa, população carcerária e funcionários do sistema prisional e professores de escolas públicas e particulares.

A 21ª Campanha de Vacinação Contra a Gripe iniciou-se em 10 de abril para crianças de 6 meses até menores de 6 anos e gestantes. Do total de 703.164 crianças deste grupo prioritário, o Ceará já vacinou 110.895 pessoas. E do somatório de 94.702 gestantes, 19. 810 gestantes haviam sido vacinadas até as 11h30min da última quarta-feira, 17. A vacinação segue disponível em todos os postos dos 184 municípios cearenses até 31 de maio e a meta é que 2.509.776 pessoas sejam vacinadas em todo o Ceará.

Por ser trivalente, a vacina contra influenza protege contra H1N1, H3N2 e B/Colorado/06/2017. De característica sazonal, a influenza é mais comum no inverno. Em função das diferenças climáticas e geográficas do Brasil, podem ocorrer variações nas intensidades de sazonalidade da influenza nos estados brasileiros.

Os grupos prioritários da campanha foram escolhidos segundo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Somente em 2019, o Ceará confirmou 267 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) até 15 de abril.

A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) reforça que a vacinação das pessoas com doenças crônicas pode ser realizada em todos os postos de saúde do estado. No entanto, mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação. Para acompanhar a cobertura online da vacinação, clique aqui.