Roda de Conversa previne sobre câncer uterino

22 de março de 2019 - 13:42

Assessoria de Comunicação e Marketing - ESP/CE | ascom@esp.ce.gov.br

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará, por meio do Centro de Extensão em Saúde, promoverá, no dia no 22, a Roda de Conversa Março Lilás, cujo tema será a prevenção e detecção do câncer de colo de útero. Aberto ao público, o evento acontecerá às 9h30m, no auditório principal da ESP/CE.

A Roda de Conversa terá como expositora e debatedora a médica patologista Denise Nunes Oliveira, mestre em saúde Coletiva pelo Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza (Unifor) especialista em anatomia patológica e em Citopatologia pela Sociedade Brasileira de Patologia e de Citopatologia respectivamente. Ela é patologista do laboratório Professora Eleutério da Costa, responsável pelo ambulatório de patologia vulvar do Instituto de Prevenção de Câncer do Ceará, docente do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza e presidente da Sociedade Cearense de Patologia.

Segundo Luciana Rocha, supervisora do Centro de Extensão em Saúde da ESP/CE, a discussão do tema é oportuna para alertar sobre os cuidados para a prevenção e a detecção precoce do câncer de colo do útero. Esse tipo de câncer é considerado o quarto mais comum entre as mulheres, excetuando-se os casos de pele não melanoma e que é responsável por cerca de 265 mil óbitos por ano, sendo ainda a quarta causa mais frequente de morte e mutilação em mulheres.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) revelam que no Brasil, em 2019, são esperados 16.370 casos novos, com um risco estimado de 17,11 casos a cada 100 mil mulheres. É a terceira localização primária de incidência e de mortalidade por câncer em mulheres no país, excluído pele não melanoma. Em 2016, ocorreram 5.847 óbitos por esta neoplasia, representando uma taxa de mortalidade ajustada para a população mundial de 4,70 óbitos para cada 100 mil mulheres.