ESP/CE sedia seminário sobre Educação Interprofissional

22 de março de 2019 - 14:27

Assessoria de Comunicação e Marketing - ESP/CE | ascom@esp.ce.gov.br

A Escola de Saúde Pública do Ceará – Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) sediará nos próximos dias 25 e 26 de março, o 1º Seminário Região Nordeste sobre Educação Interprofissional no Contexto da Formação em Saúde. O evento não é aberto ao público e será realizado pela Rede Brasileira de Escola de Saúde Pública, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, e Fundação Oswaldo Cruz.

A iniciativa prevê uma série de importantes debates e discussões acerca das abordagens interprofissionais na formação em saúde pública e as particularidades no modelo de governança do projeto. Ao todo, o encontro receberá oito estados do Nordeste e contará com as presenças de Marcelo Viana da Costa, coordenador da Rede Brasileira de Educação e Trabalho Interprofissional em Saúde (ReBETIS), e da professora Rosa Maria Pinheiro Sousa da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), coordenadora da Secretaria Executiva da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública, além de outros representantes da RedEscolas.

Ainda no dia 25, o seminário terá na sua agenda uma Oficina de Elaboração de iniciativas de Educação Interprofissional em Saúde e a Formação em Saúde Pública na sua Instituição e na sua região. A atividade deverá ser realizada por meio de grupos de trabalho. No dia 26, os debates seguem por meio dos painéis: “Os papéis do coordenador e do apoiador pedagógico – apresentação dos processos e procedimentos”, e “Dialogando à luz das experiências dos coordenadores das duas primeiras turmas do curso de especialização em saúde pública – Escola de Saúde Pública de Pernambuco, Escola de Saúde Pública da Bahia e Escola de Saúde Pública do Ceará.

O evento é fruto de um seminário ocorrido em fevereiro deste ano e que reuniu dirigentes de 24 Estados da Federação na discussão de estratégias para uma nova formação em saúde pública na Rede de Escolas de Saúde Pública na Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública.

Educação Interprofissional

De acordo com o Ministério da Saúde, a Educação Interprofissional em Saúde (EIP) consiste em ocasiões nas quais membros de duas ou mais profissões aprendam juntos, de forma interativa, com o propósito explícito de avançar na perspectiva da colaboração, como prerrogativa para a melhoria na qualidade da atenção à saúde.

A EIP ancora-se na Política de Educação Permanente e possui relevância no desenvolvimento de competências colaborativas como pilares para o efetivo trabalho em equipe na produção dos serviços de saúde e promoção do cuidado. Além de ser um importante eixo integrador, na perspectiva de favorecer a adoção de práticas colaborativas na atenção à saúde.