RIS-ESP/CE partilha impactos de trabalhos no Ceará

22 de fevereiro de 2019 - 14:52

Assessoria de Comunicação e Marketing - ESP/CE | ascom@esp.ce.gov.br

As atividades de encerramento da quarta turma da Residência Multiprofissional em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (RIS-ESP/CE) tiveram início nesta quarta-feira, 20, sob a partilha dos conhecimentos, vivências e resultados práticos nos serviços do Sistema Único de Saúde cearense. Entre componentes comunitários e hospitalares, os residentes e seus preceptores iniciaram a programação da IV Mostra de Impactos nos Cenários do Sistema Único de Saúde Cearense, que segue até a próxima sexta-feira, 22.

A Mostra de Impactos da RIS-ESP/CE objetiva exatamente a socialização das produções e inovações implantadas e implementadas pelos coletivos de profissionais de saúde-residentes e seus preceptores em diferentes municípios do Ceará. Ao todo, o primeiro dia do evento trouxe trabalhos realizados e socializados pelos residentes nos municípios de Aracati, Quixeramobim, São Gonçalo do Amarante, Morada Nova, Acopiara, Quixadá, Fortaleza e Icapuí.

Para, Amanda Frota, coordenadora do programa, o caráter integrativo e interprofissional de cada um dos trabalhos realizados e apresentados durante a mostra é fundamental para o trabalho que a RIS-ESP/CE desenvolve nos mais diversos municípios cearenses. “isso é bom para o residente porque vocês passam a conhecer outros processos e pessoas. Consegue instituir vínculos profissionais, acessos e oportunidades”, afirmou.

A coordenadora pedagógica da RIS-ESP/CE, Iracema Bezerra, também ressaltou a força dessa pluralidade dentro da Residência Multiprofissional. “Sobre o que foi apresentado aqui hoje, notamos que são territórios diferentes, vivências diferentes e conquistas diferentes, mas que vemos a potência de cada um desses lugares”, destaca a gestora.

As apresentações em curso contemplam as atividades realizadas tanto em campo quanto em núcleo pelos profissionais de saúde-residentes e preceptores, além da socialização dos indicadores representativos do impacto da Residência Multiprofissional dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). “A Residência é um espaço de encontro de pessoas, de ideias, de possibilidades. Vocês trouxeram sentimento, experiência, vivências e a Residência é isso: encontros diários com o serviço, usuários e colegas”, enfatizou Rafael Rolim, tutor da RIS-ESP/CE.

Ao longo de todo o mês de fevereiro, as equipes das diversas ênfases que compõem a RIS-ESP/CE têm feito essas mesmas apresentações para os Conselhos Locais de Saúde, gestores, usuários e comunidades dos municípios e hospitais de atuação que compreende o período de 2017-2019.

Nesta quinta-feira, 21, a programação da mostra terá continuidade com a socialização dos trabalhos realizados nos territórios de Santa Quitéria, Guaiúba, Brejo Santo, Horizonte, Crateús, Porteiras, Iguatu e Tauá.

Depoimento

Elioneida Vituriano – Enfermeira Residente em Saúde Mental Coletiva de Fortaleza

A Residência multiprofissional foi uma conquista, fruto de muita dedicação. Aprendizagem consolidada na pesquisa, no estudo e no exercício do cotidiano. Expansão das possibilidades, compartilhamento, compreensão da estrutura da rede de saúde mental, suas potencialidades desafios e as necessidades da população. Amadurecimento das ideias, sentimentos, e valorização da interprofissionalidade para a efetividade do serviço.