ESP/CE participa do projeto +Bairros

15 de fevereiro de 2019 - 13:10

A equipe do Centro de Extensão em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) está engajada na programação de abertura da 10ª edição do projeto +Bairros, que segue levando melhorias aos bairros da Capital. O evento, promovido pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Regional II, acontecerá, a partir das 8 horas, no perímetro das Ruas Júlio Azevedo e Eduardo Sabóia, na Comunidade Verdes Mares, no bairro Papicu.

A Escola de Saúde Pública do Ceará participará da ação com o lançamento dos programas Gravidez na Adolescência e Saúde da Mulher e Prevenção ao Uso Abusivo de Álcool/Drogas. O primeiro desenvolve ações de educação para uma vida saudável na adolescência, na prevenção de gravidez indesejada, enquanto o segundo executa ações preventivas para alertar sobre o consumo abusivo de álcool e outras drogas, integrando a comunidade escolar : professores, alunos e familiares.

Durante o evento serão realizadas ações socioeducativas, de saúde e melhorias urbanas. Estão previstos atendimentos com imunização antirrábica para cães e gatos, distribuição de ração, aferição de pressão arterial, verificação de glicemia capilar, campanha de prevenção DST/Aids, massagem, além de uma aula de Zumba e atividades lúdicas com a distribuição de quites com material de educação ambiental para as crianças.

Haverá ainda uma ação sustentável com a troca de garrafas pet por mudas de várias espécies nativas de plantas. Uma equipe da Urbfor também estará presente com os serviços de poda de árvores na vizinhança. Na programação cultural do projeto, estão agendadas aulas de Karatê e Muay Thai, com os professores Adriano e Bil, apresentação do humorista Chico Pandeiro, samba com Fabiano Silva e participação especial de Biano, e o som do DJ Profeta, todos artistas da comunidade.

A promoção da saúde e a qualidade de vida são objetivos adotados pelo projeto +Bairros desde a sua primeira edição. Além dos serviços de enfermagem que serão ofertados durante toda a programação, haverá imunização humana com a vacina tríplice viral nos dias 18 e 20 de fevereiro. Já no dia 21 de fevereiro acontecerá uma ação de Saúde Bucal, com a distribuição de quites com escovas e creme dental para as crianças.

Como forma de contribuir para com a prevenção de doenças, o projeto oferecerá palestras sobre Tuberculose, no dia 20 de fevereiro, e DST Aids, no dia 18 de fevereiro. A equipe de zoonoses estará com um plantão disponibilizando vacinação antirrábica para cães e gatos e exames de Calazar durante toda a semana.

Iniciado em localidades da Regional II, o projeto +Bairros foi expandido aos demais bairros de todas as Regionais. Além da Regional II, a ação já aconteceu nas Regionais I, IV e VI. Na Regional II, o projeto percorreu os bairros Vicente Pinzón, Cais do Porto, São João do Tauape, Cidade 2000, Meireles e Praia de Iracema (comunidade Poço da Draga).

Serviço:

Abertura do Projeto + Bairros na Comunidade Verdes Mares – Papicu

Data: 16/02 (Sábado)

Horário: 8h

Local: Ruas Júlio Azevedo e Eduardo Sabóia, na Comunidade Verdes Mares, no bairro Papicu

Atendimento mutirão de serviços

Data: de 18 a 22 de fevereiro

Turno: manhã (das 8 às 12 horas)

Local: Centro de Formação e Inserção Social pelo Trabalho (CEFIT), localizado à Rua Valdetário Mota, s/n, próximo ao Hiper Bom Preço do Papicu.

Fonte:

Prefeitura de Fortaleza