RIS-ESP/CE inicia módulos específicos e transversal

14 de fevereiro de 2019 - 15:48

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio do seu Programa de Pós-Graduação na modalidade de Residência em Área Profissional da Saúde – Multiprofissional e Uniprofissional (RIS-ESP/CE), realizou no período de 6 a 8 últimos, as atividades do seu Módulos Transversal e Específico. Ao todo, cerca de 200 profissionais residentes participaram da formação que também marcou a passagem para o 2º ano da turma V.

No primeiro dia, 6, ocorreram as apresentações da Mostra de Situação em Saúde na sede da ESP/CE. Na ocasião, os residentes realizaram apresentações de diversas salas de situação construídas por eles durante suas atuações nos territórios de trabalho.

De acordo com Iracema Bezerra, coordenadora pedagógica da RIS-ESP/CE, a ideia é que, a partir dos dados e informações levantadas pelos residentes em seus locais de prática, construa-se indicadores que ajudem nas tomadas de decisões para os problemas enfrentados nas unidades de saúde dos municípios onde eles atualmente desenvolvem seus trabalhos enquanto residentes.

Já no segundo e terceiro dias, ocorreram as atividades de tutoria e dos módulos específicos de cada uma das 11 ênfases que compõem o programa da RIS-ESP/CE. “A construção dos módulos da Residência é sequenciada, de modo que os residentes possam compreender como são esses territórios em que eles atuam e como eles podem propor ações em saúde que efetivamente melhorem a situação daquela população que eles estão atendendo”, ressalta Iracema.

A Turma V iniciará seu segundo ano a partir de 1º de março. Os encontros da última semana marcaram, portanto, essa passagem da condição de Residentes 1 (R1) para Residentes (R2). “Eles estarão em uma nova fase, com um amadurecimento maior enquanto profissionais e equipe. Isso é algo que observamos bastante neles”, relata a coordenadora.

Ao todo, a presente turma é composta por cerca de 300 profissionais distribuídos em 14 profissões da saúde, sendo elas: Enfermagem, Biologia (bacharelado), Biomedicina, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Medicina Veterinária, Saúde Coletiva).