ESP/CE inicia Curso de Metodologias da Pesquisa

14 de fevereiro de 2019 - 15:40

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio do Centro de Educação Permanente em Atenção à Saúde (Ceats), iniciou hoje, dia 11, o curso de Qualificação em Metodologias da Pesquisa Científica. As atividades prosseguem nos dias 12 e 13, 18, 19, 20 e 25 de fevereiro na Sala 1 do anexo da ESP/CE.

Voltado para profissionais e graduandos da área da saúde, o curso objetiva formar profissionais críticos, investigativos e éticos, capacitados a compreender e aplicar os princípios da metodologia científica em situações de apreensão, produção e expressão do conhecimento científico.

Especificamente, a iniciativa está transmitindo conhecimentos para identificar as bases de dados existentes; como utilizar técnicas de Buscar em base de dados; compreender os tipos de pesquisa existentes; distinguir os tipos de revisão; compreender a estrutura de um projeto de pesquisa; utilizar técnicas para elaboração e formatação de um projeto de pesquisa; diferenciar pesquisa quantitativa e qualitativa; reconhecer a importância dos princípios éticos da elaboração do projeto de pesquisa.

O que é Pesquisa e Metodologia?

Pesquisa é um procedimento racional, sistemático, que tem por objetivo buscar respostas aos problemas que são propostos. Para facilitar a condução de atividades de pesquisa, existem método que representam um conjunto de etapas e processos a serem vencidos ordenadamente, na investigação dos fatos ou na procura de uma verdade. Entende-se Metodologia como o estudo do método para se buscar determinado conhecimento. Trata das formas de se fazer ciência. Cuida dos procedimentos, das ferramentas, dos caminhos.

Para se compreender a importância da Metodologia, é preciso identificar que não existe um único método e sim uma multiplicidade de métodos que procuram atender as necessidades, conforme o assunto e a finalidade da pesquisa, bem como as várias atividades das ciências. Pesquisar com método não implica ter uma atitude reprodutora. Pelo contrário, é procurar cultivar um espírito crítico, reflexivo, amadurecido, contribuindo para o progresso da sociedade. Nesse contexto, o curso de metodologia científica se propõe a apresentar subsídios para a criação de projetos de pesquisa, demonstrando estruturas e tópicos recomendados para a elaboração de tal documento.

Pesquisa científica é a aplicação prática de um conjunto de processos metódicos de investigação utilizados por um pesquisador para o desenvolvimento de um estudo. Ela caracteriza-se por ser uma investigação extremamente disciplinada, que segue as regras formais dos procedimentos para adquirir as informações necessárias e levantar as hipóteses que dão suporte para a análise feita pelo pesquisador.

Através deste conjunto de procedimentos, a pesquisa científica tem como objetivo encontrar respostas para determinadas questões propostas para o desenvolvimento de um experimento ou estudo, de maneira a produzir novos conhecimentos que visem o benefício da ciência. Este tipo de pesquisa se dedica em realizar estudos com uma abordagem inovadora, onde o pesquisador avalia se a temática apresenta é de interesse para a comunidade científica e se os resultados do estudo serão relevantes para o interesse social.

Metodologia científica é o estudo dos métodos ou dos instrumentos necessários para a elaboração de um trabalho científico. É o conjunto de técnicas e processos empregados para a pesquisa e a formulação de uma produção científica. A Metodologia científica aborda as principais regras para uma produção científica, fornecendo as técnicas, os instrumentos e os objetivos para um melhor desempenho e qualidade de um trabalho científico. A pesquisa é uma das atividades primordiais para a elaboração dos trabalhos realizados com base na metodologia científica. É a fase da investigação e da coleta de dados sobre o tema a ser estudado.